Make your own free website on Tripod.com
Deserto net

Home

Desertos
Climas Desérticos
Influência do ecossistema desértico na vida do homem
Consequências da Ação do Homem na Natureza
Humanização no deserto
Fotos de Desertos
Os Cactos
Esportes Radicais no Deserto
Grandes Desertos
Os Cactos

atacama1.jpg

Cactos

Os cactos são conhecidos por todos: plantas cheias de espinhos que costumamos associar à imagem do deserto. E é verdade. São organismos adaptados para sobreviver em situações de extrema seca, embora isso não baste para garantir sua sobrevivência no mundo moderno. Na Internet, a informação sobre cactos aparece associada à das "plantas suculentas", que compreendem uma variedade mais ampla de espécies adaptadas à escassez de água.

Os cactos são parte das suculentas, embora tenham sua família própria, a cactácea ou cactaceae, que, segundo o portal Cactusland, agrupa cerca de 2500 espécies. As suculentas são mais amplas: 30 mil famílias e cerca de dez mil espécies, segundo a União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN). Este grupo internacional propôs um plano de ação para evitar a depredação que ameaça cerca de duas mil espécies deste grupo. As principais ameaças estão representadas pela perda de hábitat. Também há outro perigo importante, representado pelo tráfico ilegal de espécies atrativas de cactos para alimentar um mercado de alcance internacional. Muitas pessoas têm interesse nos cactos, cultiva-os e criam jardins especiais para mantê-los, fato que se reflete em numerosos sites, onde alguns falam em "cactomania".

Estas plantas possuem características especiais que lhes permitem aproveitar e armazenar melhor a água. A mais conhecida é a presença de espinhos, que são folhas adaptadas. Na Internet a informação sobre cactos é abundante