Make your own free website on Tripod.com
Deserto net

Home

Desertos
Climas Desérticos
Influência do ecossistema desértico na vida do homem
Consequências da Ação do Homem na Natureza
Humanização no deserto
Fotos de Desertos
Os Cactos
Esportes Radicais no Deserto
Grandes Desertos
Esportes Radicais no Deserto

OFF-ROAD, um pouco de história


O surgimento desse esporte tem muito a ver com os meios de locomoção de soldados durante a Segunda Guerra Mundial - os jipes que foram criados justamente para facilitar travessias em lama, erosões, picadas e outros trechos de acesso mais complicado, nos quais que um
carro normal não passaria com a mesma facilidade.

Os jipes antigos, hoje objeto de muitos colecionadores, já agregavam tecnologia para percursos de todo o tipo. O primeiro veículo desse tipo foi fabricado para o exército americano, em 1941. Em 1942, a fábrica Willys, que fazia os carros para o governo, lançou a marca Jeep.

O sucesso no exterior vem desde a década de 40. Mas a mania dos veículos off-road, no Brasil, só veio a se consolidar na década de 80, quando começaram os primeiros rallies. Em 1983, foi fundado o Jeep Clube de São Paulo.

Os modelos Willys ainda são bastante utilizados. Mas com a abertura da importação de produtos feitos no exterior, no início da década de 90, o mercado de 4x4 tomou impulso. O resultado tem sido uma profusão de Toyotas, Suzukis, Land Rovers e Mitsubishis não apenas pelas estradas, mas pelas ruas do país.

Modalidades das provas

A atividade 4x4 pode ser dividida nas seguintes modalidades:

-Indoor: prova de velocidade em um circuito fechado, com obstáculos artificiais, curvas, buracos, areia, atoleiros.
-Rallie: prova de regularidade ou de velocidade em um percurso pré-determinado, com diversos obstáculos naturais e monitorada por postos de controle. Geralmente, é realizada em trilhas difíceis.
-Raid: prova mais pesada, onde conta a velocidade média, por tempo, em determinados trechos.
-Expedição: trata-se de um verdadeiro passeio de aventura, organizado por jipes-clubes ou empresas especializadas, que reúnem grupos de jipeiros por roteiros pré-determinados com duração de mais de um dia.

Os veículos

O que diferencia um veículo normal de um off-road, é a robustez e a tração nas quatro rodas. Os próprios 4x4 evoluem em tecnologia. Para um jeep de competição ainda há outras características como gaiolas, bancos-concha e suspensão. Para se escolher um destes veículos, depende do dinheiro que se tem disponível e do uso que se quer do carro.

Os acessórios

Via de regra, os acessórios vão sendo incorporados de acordo com o grau de dificuldade das trilhas que se deseja vencer. Estes acessórios também variam caso o "jipeiro" passe a participar de competições como os rallies. Há alguns acessórios muito úteis, como guincho e o seu kit de apoio, galão de combustível reserva, equipamento de GPS, macaco, computador de bordo, farol de milha, barraca, snorkel, gaiolas e outros mais que você encontra descritos em outros sites.Cabe lembrar que não são os acessórios que encarecem o off-road, mas a própria manutenção dos carros, devido à agressividade dos obstáculos que eles são obrigados a superar. Modelos mais antigos, como o Jeep Willys, representam maiores dificuldades pela falta de peças no mercado.

Eventos

Entre os principais eventos e competições desse esporte destacam-se:
-Rallie Paris-Dakar: principal prova do off-road em todo o mundo, em que o grande desafio é cruzar o deserto do Saara.
-Rally dos Sertões: cruza o Brasil de sul a norte, num percurso de mais de 5.000 quilômetros, sendo conhecido internacionalmente.
-Rallie Mitsubishi MotorSports: um dos principais rallies de regularidade do Brasil, envolvendo apenas veículos da marca Mitsubishi.
-Festival Brasil Off Road: reune jipeiros de todo o Brasil no Expo Center Norte, em São Paulo, para uma grande festa com provas indoor, exposição de jipes antigos e feira de carros e acessórios.