Make your own free website on Tripod.com
Deserto net

Home

Desertos
Climas Desérticos
Influência do ecossistema desértico na vida do homem
Consequências da Ação do Homem na Natureza
Humanização no deserto
Fotos de Desertos
Os Cactos
Esportes Radicais no Deserto
Grandes Desertos
Consequências da Ação do Homem na Natureza

Vegetação Desértica

Não há muita vegetação nos desertos, quando aparece é do tipo herbácea e com um pequeno período da existência. Nas épocas totalmente secas, os vegetais permanecem semi mortos, mas nos períodos úmidos a vegetação reaparece.
Deve-se lembrar que a vegetação dos desertos é do tipo xerófila, recobrindo solos pobres e salinos.


A ação do homem na natureza

Quando o homem começa a agir na natureza de forma ruim o efeito estufa aumenta, começa a criação de desertos onde era uma floresta que foi desmatada, a poluição dos rios, mudanças no clima, a morte de animais, problemas de saúde por causa da poluição do ar, etc...
A desertificação do solo é provocada pelo uso a terra em excesso e de forma errada para agricultura e pastagem. Principais exemplos: desmatamentos e queimadas.

O homem utiliza a madeira para:

Para extrair madeira (serve para a fabricação de móveis, utilização na construção de casas), para retirar os minerais e para construir cidades e estradas, etc...
O desmatamento prejudica o solo pois ele retira a proteção do solo podendo torná-lo impróprio para o plantio.
As queimadas tornam o solo impróprio para agricultura podendo também até se transformar em um grande deserto, além de lançar na atmosfera grandes quantidade de gás carbônico, que provoca o efeito estufa (aquecimento da terra).